Depois de anunciar a prévia do Android O para desenvolvedores em março, a equipe da Google falou mais sobre as novas funções que chegam à plataforma durante o Google I/O 2017, em maio. Apesar do lançamento oficial estar previsto para agosto ou setembro, já temos uma boa ideia sobre o que esperar da próxima versão do Android. Atualização: adicionamos duas novas funções conhecidas do Android O: efeitos e transições de áudio e ativar o Wi-Fi automaticamente.


conhecidas

A equipe do Google dividiu as funções do Android O em duas vertentes: Experiencias Fluidas (Fluid Experiences) e Vitais (Vitals). Cada uma delas cobre uma parte específica do sistema:
Limites em segundo plano: teremos uma otimização do uso de energia em segundo plano. De acordo com o que vimos, teremos uma limitação automática maior daquilo que os aplicativos, serviços e atualizações de localização poderão acessar quando estiverem rodando em background. Para os usuários, isso significa que os aplicativos terão um impacto menor na bateria do aparelho.
Canais de notificação: você passa a ter mais controle sobre as notificações no Android O. Assim, você poderá bloquear ou mudar o comportamento de cada canal de forma individual, o que é melhor que lidar com o gerenciamento das notificações em conjunto. Além disso, teremos um novo visual na forma como as notificações aparecerão e como serão agrupados:
Versão beta:
android o preview UI notifications
Versão alpha:
notification version alpha
Mudanças na interface: não existem muitas mudanças na interface do usuários do Android O, porém, nesta versão beta o esperado são as adições de mais e novos recursos e pequenas mudanças na UI do Android:
Versão beta:
android o preview UI
android o home drawer keyboard
O que notamos até o momento é que o design do menu de configurações mudou pouco, já não está mais preto e brando, por exemplo, o easter egg não foi renovado (continua sendo o gatinho), a barra de notificações continua mostrando as notificações mesmo depois de você deslizar para os atalhos do sistema. E a melhor de tudo é que percebemos algumas mudanças no serviço de backup, inclusive SMS já aparece neste menu.
Versão beta:

Versão alpha:
android o quick settings
Versão beta:
android o preview UI settings

Versão alpha: 
android o settings 2

Novo formato de emojis: com essa atualização da versão alpha para beta, tivemos uma mudança no formato dos emojis, que ficaram mais próximo do padrão que outros serviços utilizam:
emojis android o
Ícones adaptativos:  a aparência dos ícones pode ser diferente entre a variada gama de dispositivos rodando com Android. Assim, um aplicativo poderá aparecer circular no lançador de um aparelho e quadrado em outro. E tudo isso, claro, depende da skin da fabricante, mas é bacana ver que a Google passará a oferece um padrão de adaptação dos ícones de aplicativos à UI (caso o desenvolvedor assim o fizer).
Wi-Fi Aware (também conhecido por Neighbor Awareness Networking ou NAN): essa função basicamente funciona para que dispositivos com hardware compatível possam comunicar-se quando estiverem próximos, via Wi-Fi Aware, sem necessariamente usar a conexão de internet.
AAudio API for Pro Audio: AAudio é a nova API nativa do Android desenvolvida para aplicativos que exigem qualidade de áudio de alta performance e baixa latência. Aplicativos que usarem o AAudio poderão ler e salvar dados via stream.
Além disso, o Android O suporta áudio Bluetooth de alta qualidade e codecs como LDAC. A Sony está contribuindo com a Google no desenvolvimento desta tecnologia de áudio LDAC sem fio. De acordo com a empresa, o LDAC pode transferir um volume maior de dados através do Bluetooth, com uma taxa de bits de mais de 990kbps. Em outras palavras, isso significa melhor qualidade de áudio para os dispositivos rodando com o Android O.
Efeitos e transições de áudio: o Android O usará uma ferramenta de terceiros que permitirá aos desenvolvedores criar efeitos e transições de áudio com base na curva de volume, o tipo de interpolação e a duração. Em outras palavras, a mudança de áudio no seu smartphone, tablet ou Android TV poderá contar com recursos como o aumento ou diminuição do volume de forma gradual durante o início ou o fim do áudio, por exemplo.
Ativar o Wi-Fi automaticamente: a função de ativar o Wi-Fi de forma automática próximo a redes seguras já estava presente na versão alpha do Android O, mas não era funcional. Com o anúncio da segunda prévia, no entanto, este recurso já pode ser usado sem problemas.
Acessando Configurações > Rede e Internet > Wi-Fi > Preferências do Wi-Fi, encontramos a opção "Ativar o Wi-Fi automaticamente". Depois de ativar tal opção, o sistema irá ligar o Wi-Fi e salvar as redes assim que você estiver ao alcance das mesmas. Assim, quando você estiver em casa ou no trabalho, não precisará mais se preocupar em ativar o Wi-Fi, pois o sistema fará isso automaticamente. Este é um recurso bastante esperado e vai salvar o plano de dados de muitos usuários do Android pelo mundo.
android o wifi features
Novo recurso vai salvar plano de dados / © AndroidPIT
Play Console: este é um recurso voltado diretamente para desenvolvedores, mas que terá um excelente impacto na experiência dos usuários já que pretende diminuir o fechamento de apps, congelamento de frames, lentidão na renderização do software e outros erros que prejudicam o uso de aplicativos.
Google Play Protect: este recurso vem para otimizar a segurança no Android. Com o Play Protect, a Play Store estará mais segura, visto que teremos um escaneando dos aplicativos instalados no aparelho a partir da loja, com o objetivo de verificar qualquer tipo de malwares instalado.
Java 8 e otimizações da máquina virtual: isso significa melhor performance, o que esperamos ver em todas as novas versões do OS. De acordo com a Google, a máquina virtual do Android estará até 2x mais rápida (de acordo com alguns benchmarks).
Autopreenchimento: o objetivo aqui é simplificar a configuração de um novo dispositivo ou sincronizar senhas através do auto preenchimento no Android. Assim, muitos dos seus aplicativos vão reconhecer logins e senhas de forma rápida.
Seleção inteligente de texto: vai ficar mais fácil usar o teclado, em especial comandos de teclados físico, tais como as setas e a tecla Tab. Usando a aprendizagem de máquina, ficou agora mais fácil reconhecer a seleção de um endereço, URL ou número de telefone, deixando o processo de copiar e colar mais fácil.
Pontos de Notificação (Notification Dots): são pontos nos ícones dos aplicativos no lançador, nos quais, quando pressionamos longamente sob um ícone, as notificações aparecem. Assim, uma pequena bolinha vai aparecer sobre o ícone de um app no lançador com notificações não lidas.
Modo PiP (picture in picture video): para visualização de dois vídeos ao mesmo tempo. Este recurso já havia sido lançado pela primeira vez para Android TV rodando com Android Nougat. Com ele, você poderá usar um vídeo em um janela que permanecerá aberta em qualquer tela, quase como uma janela múltipla. Lembra aquilo que temos hoje dentro do app do YouTube.
google duo pick picture
Modo PiP / © AndroidPIT
Project Treble: o Android O ganhará uma interface de fornecedor com o Project Treble. Isso significa que teremos uma interface estrutural do Android que poderá ser usada para acessar as implementações dos fornecedores de componentes internos, como a Qualcomm e a MediaTeck, por exemplo.
Isso permitirá atualizar o Android de forma mais fácil, pois todo o processo se dará independente dessa implementação do fornecedor. A ideia da Google é acelerar os updates por parte das fabricantes ao deixar o processo mais fácil. Para saber mais sobre o Project Treble, acesse o link abaixo:
project treble changes