O Google tem feito tímidas melhorias que tornaram a descoberta de novos aplicativos e jogos mais fácil. Contudo, o número de aplicativos da Play Store é tão grande que ficamos perdidos em meio a aplicações úteis e inúteis, assim como os jogos. Falta organização e clareza para que o usuário consiga descobrir coisas novas. De modo geral, a Play Store é uma selva, e o Google não tem feito grandes esforços para melhorar isso.
A Apple também sofre de problemas similares mas, antes de esperar pela queda de downloads em sua loja, como vem acontecendo com a Google Play, a empresa da maçã resolveu reagir. O resultado disso foi uma mudança completa no visual da App Store, que visa instruir o usuário a descobrir novos apps e se sentir mais motivado a isso. Isso visa ir além da obrigação que o usuário tem de entrar na loja, baixar o essencial e retornar apenas para fazer atualizações em apps e jogos já baixados.
O objetivo de uma loja de aplicativos é ajudar o usuário a encontrá-los
A Apple aprendeu algumas coisas bem importantes com o novo trabalho. Uma delas é o fato de que todos os usuários gostam de descobrir novos apps, mas, estes não são necessariamente especializados em encontrá-los. Logo, o sistema operacional deve ser o responsável em organizar e fazer sugestões claras dentro de sua lojinha.
Com isso, a nova App Store beneficiará a navegação do usuário e o guiará através de cinco abas, que são: hoje, jogos, aplicativos, atualizações e busca. Notem que as duas últimas guias não estão posicionadas por último por acaso, visto que essas ações são consequências das três primeiras opções.

A guia "Hoje" é o ponto de partida do usuário, e servirá como o cartão de visitas para suas descobertas. Todas as recomendações dessa guia serão atualizadas diariamente, como seleções especiais, indicações, apps gratuitos e entre outros. Assim, a Apple conseguiu transformar um espaço dentro da App Store em uma espécie de revista, ou site especializado. Nessa seleção também estarão disponíveis tutoriais com dicas e truques para aplicativos que o usuário já tem ou irá baixar.
O sistema de buscas também foi aperfeiçoado, assim como a divisão entre jogos e aplicativos, que está mais clara e objetiva. Assim, o usuário poderá se dedicar a descobrir atentamente novos apps ou novos games.
O Google deveria redesenhar a Play Store
É claro que algumas partes estéticas da nova App Store são questionáveis, mas a mudança em si faz com que a Apple esteja à frente do Google. Ao contrário da empresa da maçã, o Google não esperou nove anos para mudar sua loja de apps, mas a questão da organização ainda é algo bem caótico.

O Google deveria sim pegar esse momento de inspiração da Apple como exemplo e repaginar por completo a Google Play, o que daria maior visibilidade a loja. Os desenvolvedores ganham com isso, assim como os usuários. Com um sistema ágil e objetivo de recomendações para novas descobertas o Big G conseguirá manter a concorrência mais justa.
Você concorda? Acha que a Play Store deveria ser reformulada para ajudar mais o usuário a descobrir coisas novas?
0 Comments
Postar um comentário